Em nossa Sombra existe Ouro "Aquilo a que Você Resiste, Persiste"

08/01/2014 11:12

Em muitos momentos achamos que para sermos pessoas melhores temos que camuflar ou esconder nossos traços negativos ou simplesmente enterrá-los em nossas profundezas psíquicas, mas isso é o pior que poderíamos estar fazendo a nós mesmos, pois tudo que enterramos irá, como uma semente, germinar em algum momento de nossas vidas e poderá ser muito mais difícil de lidar com essa faceta.

Devemos lidar com todas as faces de nós mesmos com naturalidade, pois dentro de nós existem todas as possibilidades e quanto mais nos integrarmos mais estaremos em harmonia.

“Não estamos no mundo!!! O mundo está dentro de nós.”

Todas as possibilidades estão dentro de nós, mas para tanto precisamos nos conhecer, “Conheça-te a ti mesmo”. Sócrates na Grécia antiga foi obrigado a tomar cicuta por ter desafiado a sociedade, pois ele mostrou as chaves de nosso próprio cárcere privado, as chaves das correntes que a mente tenta manter escondida, onde o Ego tenta permanecer estático, congelado.  Jesus foi  açoitado, crucificado e morto em praça pública por mostrar possibilidades às quais o ser humano ainda busca conseguir compreender, mesmo depois de dois mil anos.

Dentro de nós, abaixo do verniz que a sociedade nos faz usar, existe ouro. O psicólogo suíço C.G. Jung definiu como Sombra essa face de nós mesmos que vive escondida e rejeitada. Somente quando entregarmos todas as nossas possibilidades, poderemos ser ou ter algo diferente de uma vida vazia que nos empurra para um consumismo frenético na tentativa de suprir um vazio existencial.

Reflita sobre tudo e utilize esse momento de decisão indo ao encontro de si mesmo, amando-se e conhecendo-se profundamente, pois assim faremos uma mudança de consciência real.

A vida nos promove a todo o momento movimento e mudanças, o próprio movimento corporal nos mostra onde existe um movimento ininterrupto, o coração não para a respiração não finda enquanto existir vida animando sua existência.

Vá em busca do que seu coração te direciona, promova a existência de um fluxo de vida à sua volta com alegria e contentamento, se abra para novas possibilidades, se permita a rever tudo que lhe foi imposto e jogar fora os conceitos velhos, se livre do julgamento e dê espaço para facilitar a mudança interna.

 

Alessandro Marques