Primeiro Você!

19/11/2013 10:50

Pergunte a si mesmo... O que meu coração tem clamado? O que tenho buscado para minha vida? Por que sinto esse vazio?

Muitas vezes achamos que é fora que iremos encontrar a beleza da vida e o puro dom de amar. Então em muitos casos buscamos nos relacionamentos, mas ainda não é o suficiente para preencher esse buraco interno, com isso machucamos a nós e aos outros. Reivindicamos, trocamos, repetimos e o vazio ali continua. E assim irá persistir por muito tempo, enquanto eu continuar procurando fora. Que o outro satisfaça meus anseios. Que o dia esteja ensolarado para que eu fique feliz. Que o caminho esteja florido para eu veja a beleza.

O relacionar-se em qualquer nível que seja é uma arte linda, encantadora, enriquecedora, mas comecemos conosco. Olhe para dentro. Conheça primeiro a si, para então conhecer o outro. Toque a si mesmo, antes de tocar o outro. Ame a si mesmo, antes de amar o outro. Isso já ouvimos há muito, muito tempo. Porém não é tarefa fácil. Quando nos dispomos a olhar para nós mesmos tudo acontece, fome, sono, medo, tédio, ..., ..., ..., etc.

No entanto, se a vida está rodando em círculos, mudo de emprego e parece que o chefe é o mesmo. Troco de parceiro e a relação parece a mesma. Então não adianta brigar com Deus ou com a vida, a lição de casa é olhar para dentro. O que tenho a aprender com isso? Qual a minha responsabilidade nisso tudo? Estamos aqui para evoluir e aprender a amar conscientemente, de forma verdadeira, contribuindo para o nosso crescimento e do outro.

Primeiro você. Parece egoísta? Talvez quando mal interpretado. Mas analise, como vou amar o outro se eu não me amar primeiro? Como vou ajudar meu filho a resolver aquele exercício de matemática, se eu nem mesmo sei fazer contas? Com nossos sentimentos é igual. Um psicoterapeuta também faz terapia para cuidar de suas próprias emoções, pois somente assim está apto para auxiliar o outro. Olhar primeiro para você. Cuidar primeiro de você. Amar primeiro você não é egoísta, é honesto, é íntegro. Sinta como isso te deixa mais inteiro e verdadeiramente disponível. Quando faço primeiro por mim, estou com o coração mais aberto para o outro. E assim nasce a sincera doação. Amar ao próximo COMO a ti mesmo. E não amar ao próximo e depois a si mesmo.

Reveja sua postura. Com certeza irá se deparar com muitas barreiras, principalmente se você sempre foi daquele que abdicou de sua vida pelo outro. Mas prossiga mesmo assim. Por mais que no começo pareça difícil, vale a pena!

 

 

Valéria Barbosa Marques