Relacionamento...Você se permite ser feliz?

21/11/2013 18:20

        Relacionamento é um assunto que ao mesmo tempo em que desperta o interesse de muitos, também é algo que causa pavor em tantos outros. Independente da reação que cause em você, o relacionar-se é algo praticamente impossível de fugir. Se formos falar em termos de relacionamentos em geral, não especificamente no relacionamento afetivo, é mais difícil ainda de escapar. Afinal estamos o tempo todo nos relacionando, seja com familiares, com colegas de trabalho, com o motorista do ônibus, nas redes sociais, com o seu carro, com seus objetos pessoais (sim, você se relaciona com os objetos também, pois ali há vida, mesmo que de outra espécie, mas tudo é vivo e com tudo nos relacionamos). O relacionar-se faz parte da nossa vida, queiramos ou não.

        Todavia, aqui quero falar mesmo é do relacionamento afetivo. Aquele que por mais que eu evite, que eu faça de tudo para não desejar, que eu faça de conta que não quero, há um impulso maior dentro de mim que busca isso incessantemente. Não é assim que muitas vezes acontece?

        Por que será que é difícil ver pessoas felizes em seus relacionamentos? E muitos já tiveram a experiência de que não adianta trocar, parece que os relacionamentos são todos iguais...

        Não tenho a pretensão de ensinar a ninguém dicas de como fazer sua relação dar certo, mas desejo sim compartilhar de aprendizados e experiências que da mesma forma que me auxiliam, podem também servir a muitos.

        O primeiro deles é que todos os relacionamentos que você teve são importantes na sua vida. Muitos se reportam aos seus antigos parceiros(as) como se estes não tivessem a menor importância, alguns chamam até “carinhosamente” de ‘falecido(a)’. No entanto, quando você “enterra” esse ou essa ‘ex’, saiba que é uma parte da sua vida que está sendo enterrada junto. Honrar os antigos relacionamentos, dando seu devido valor e respeito é parte fundamental da felicidade em sua atual relação. Você é quem é, graças a tudo e todos que passaram em sua vida. Querer apagar uma parte de sua história pelo fato de não ter sido como você gostaria é causar um grande dano a você mesmo. Sei o quanto muitos romances terminam repletos de mágoas, ressentimentos e um desejo de vingança, porém tudo na vida tem dois lados. A vítima também tem seu lado algoz e numa relação a dois as responsabilidades também são duplas, cada um tem sua parte. Culpar é tão mais fácil do que encarar os próprios erros, não é mesmo? Mas é importante assumi-los se quer realmente parar de rodar em círculos.

        Outro ponto importante que vale a pena observar é o quanto o relacionamento nos ajuda no processo de autoconhecimento. Afinal, aquilo que nos incomoda no outro pode procurar que vai encontrar um traço desse aspecto em você também. Assim como aquilo que nos causa admiração e alegria, você também possui algo semelhante em você.

        Esse é um tema que tem muito assunto pela frente, mas para não me estender vou apenas dizer que poder compartilhar com alguém esse divino dom de amar é realmente enriquecedor. Que não percamos tempo na ilusão de achar que ‘antes só do que mal acompanhado’, afinal se estou apenas arrumando “más companhias” é sinal de que preciso melhorar alguns pontos em mim e não ter medo de me entregar a essa jornada...

 

Valéria Barbosa Marques