Valide suas Conquistas!

27/11/2014 18:54

Você consegue notar quantas coisas boas tem realizado em prol de você nos últimos tempos? Você tem se permitido parar por um período e olhar para você, reconhecendo cada passo que deu? Independente do impacto que tenha gerado externamente, ou seja, mesmo que ninguém mais tenha notado suas mudanças? Você tem validado suas conquistas?

 

Muitas vezes ou quase sempre estamos em busca de reconhecimento. Ficamos muito felizes quando alguém nota e comenta algo que tenhamos realizado. Mas em contrapartida, quando não há nenhuma reverberação externa de nossos feitos, ficamos com uma sensação de vazio, quando não magoados mesmo.

 

A necessidade de reconhecimento é uma grande vilã que insistimos em carregar dentro de nós e que normalmente nos impossibilita de enxergar a realidade. Insistimos em buscar fora o que já temos dentro. E quando te convido a fazer esse questionamento sobre a percepção que tem tido de você mesmo é justamente com o intuito de auxiliá-lo a ver, ou melhor, a reconhecer tudo que você já é e tudo que já conquistou. Quando ficamos presos à espera de que algo como o reconhecimento, venha do lado de fora, acabamos não nos permitindo dar a nós mesmos o que já temos condições.

 

Você sabe melhor do que ninguém tudo que precisou passar, todos os passos e tropeços que deu no caminho, todas as dificuldades, medos, pressões e angústias que teve que enfrentar para chegar onde está. E você acha que é digno com você pensar que não valeu a pena ou que ainda não está tão bom somente porque ninguém te deu um feedback, um elogio, um reconhecimento? Dê você mesmo isso que está esperando.

 

Tenho aprendido que muitas vitórias não terão aplausos externos, mas isso não faz com que não seja tão bom, gratificante e satisfatório, o que quer que se tenha conquistado. Não é justo com você invalidar ou não reconhecer suas próprias conquistas. E isso não é nada arrogante. Na verdade é puro, leve e saúdável! E levando em consideração que o lado de fora é um reflexo do que temos dentro, como posso esperar ser visto e validado pelos outros se nem eu mesmo estou fazendo isso por mim? O primeiro passo começa conosco, seja lá o que for. Então valide suas conquistas, tenham elas sido grandes ou pequenas. Mesmo que você ainda não consiga enxergar o que pode já ser validado, tenha a certeza de que alguma coisa existe a ser reconhecida de você para você. Isso faz bem à nossa autoestima, ao nosso amor próprio e serve de combustível para subirmos outros degraus, darmos outros passos.

 

A motivação que buscamos e precisamos para abastecer nossa vida, está em nós mesmos. Basta mudarmos um pouco o foco de nossa atenção e o direcionamento de nosso olhar. Faça isso por você e verá o quanto é bom!

 

Valéria Barbosa Marques

Psicóloga, Facilitadora em Constelação Familiar e Doula